4 dicas para aliviar o estresse nesta temporada de férias

Não está se sentindo particularmente alegre nesta época do ano? Você não está sozinho. Muitos acham que as férias trazem tanto estresse quanto alegria. Mas existem maneiras de facilitar a temporada. 

Para ajudar a aproveitar ao máximo suas festividades, Neda Gould, Ph.D. , psicólogo clínico e diretor do Programa de Atenção Plena da Johns Hopkins da Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins, compartilha algumas dicas.

O que é atenção plena? “A atenção plena está trazendo sua atenção para o momento presente com um elemento de não julgamento e aceitação. É perceber quando nos envolvemos em pensamentos sobre o passado ou o futuro e voltamos nossa atenção para o presente - a única realidade ”, explica Gould.

Embora a atenção plena possa ser uma prática formal de meditação, também existem maneiras informais de praticar essa habilidade. Isso pode nos dar perspectiva e diminuir o estresse.

Gould compartilha quatro maneiras de tornar suas férias mais brilhantes:

1. Aceite a imperfeição

Bom pode ser bom o suficiente? "À medida que nos preparamos para as festas de fim de ano, geralmente estabelecemos um nível impossivelmente alto para nós mesmos e depois nos sentimos chateados quando nossas celebrações não atendem às expectativas", diz Gould.

Antes de começar a se preparar, reconheça que as coisas podem não correr exatamente como o planejado. “Tudo bem se não for perfeito. A imperfeição é saudável e normal . Para alguns de nós, pode ser necessário um pouco de prática ”, lembra Gould.

2. Não perca a visão do que realmente importa

Com longas filas e tráfego desagradável, as férias podem ficar agitadas. Quando dominado pela agitação, pergunte a si mesmo:
  • Onde isso se encaixa no grande esquema das coisas? Se você está frustrado com a longa fila de compras em que está, lembre-se de que é apenas uma longa fila - nada mais. Não deixe estragar sua tarde.
  • Posso usar esse momento de frustração como uma oportunidade para refletir? Enquanto o caixa telefona para os clientes à sua frente, faça um inventário das coisas boas que aconteceram hoje ou das coisas pelas quais você é grato.
  • Mesmo que esse momento pareça estressante, posso encontrar uma maneira de torná-lo agradável? Conecte-se com alguém alinhado com um elogio ou gesto gentil, ou observe o que está ao seu redor com olhos frescos e uma mente aberta.

3. Responda com bondade

Você não pode mudar a maneira como as outras pessoas agem durante o estresse das festas de fim de ano, mas pode mudar a maneira como responde a situações:
  • “Sempre que encontro uma pessoa difícil, digo a mim mesma: 'essa pessoa está sofrendo e é por isso que está agindo dessa maneira'. Isso suaviza minha frustração, me ajuda a ter mais compaixão e me lembra que não é pessoal ”, diz Gould.
  • Lembre-se de que as férias são especialmente difíceis para quem está sozinho. Veja se você pode estender um ato de bondade àqueles que você conhece sem família e amigos durante esta época do ano.
  • Se as coisas ficarem tensas com alguém, respire fundo algumas vezes. "Essas poucas respirações podem mudar as coisas e dar uma nova perspectiva", diz Gould.

4. Repensar suas resoluções

"As resoluções típicas de ano novo o preparam para o fracasso", alerta Gould. Se você deseja melhorar no Ano Novo, siga estas dicas para ter sucesso:
  • Comece pequeno. Divida seu objetivo em etapas menores ao longo do ano. Se a perda de peso é o seu objetivo, ela não precisa ser drástica. Tente comer mais vegetais durante o seu primeiro mês e reduza gradualmente os doces durante o próximo, sugere Gould.
  • Seja gentil consigo mesmo . Se você não alcançou a resolução do ano passado ou se desviou do caminho desta vez, deixe para lá. "Muitas vezes inventamos essas histórias ('nunca vou parar de fumar!') Que só aumentam nossa angústia", diz Gould. "Com a prática, podemos perceber essa autocrítica, deixar de lado essa negatividade e retomar nossos objetivos sem a culpa ou a vergonha".
Fonte: Jonh Hopkins

Postar um comentário

0 Comentários