Comida saudável: veja os benefícios dos vegetais verde-escuros para prevenção do câncer

Os benefícios da comida saudável para o organismo são bastante conhecidos. O que nem todos sabem é que os vegetais verdes e as folhas escuras trazem alguns benefícios extras para a nossa saúde, auxiliando na perda de peso, combatendo a oxidação das células e evitando, até mesmo, o desenvolvimento do câncer.


Mas o que torna esses alimentos tão bons para a nossa saúde? Confira este post e descubra!

Comida saudável: por que os vegetais verde-escuros são tão benéficos?
Cada vez mais as pessoas estão tomando consciência do quanto se alimentar de comida saudável contribui para a redução ou controle de diversas doenças. Entre as que merecem destaque, estão os vegetais de cor verde-escura. 


Alimentos verde-escuros e suas propriedades




Esses vegetais são uma fonte rica de nutrientes graças à grande quantidade de carotenoides, que são antioxidantes que participam do bloqueio das fases iniciais do câncer. Além disso, possuem uma alta quantidade de ferro, magnésio, fibras, cálcio e potássio.

A pouca quantidade de calorias e carboidratos nesses tipos de alimento faz com que eles sejam ótimos para combater a obesidade. Por isso, é recomendada sua inclusão na rotina diária para a manutenção do peso. Além disso, a alta quantidade de fibras faz com que o sistema digestivo trabalhe melhor, o que ajuda na saúde intestinal. 

Outra característica importante desses alimentos é a sensação de saciedade que provocam, contribuindo para a digestão e diminuindo os níveis de açúcar no sangue. Assim, são ideais para diabéticos, pois previnem o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e renais.

Como consumir folhas verde-escuras para manter o peso ideal


Para a manutenção de peso, é indicado o consumo de um prato de salada feito com vegetais e folhas verde-escuros, como acelga, agrião, couve e espinafre. Quanto mais o consumo puder ser feito com os alimentos em seu estado natural, melhores são os resultados.

Também é possível acrescentar as folhas em sucos verdes ingeridos em jejum, proporcionando máxima absorção de seus nutrientes.

Os vegetais e as folhas verde-escuras, quando crus ou cozidos a vapor, apresentam grande concentração de sulforafanos, substância responsável pela mobilização de gordura do tecido adiposo, o que permite seu uso como fonte de energia.

Alimentos que ajudam no combate ao câncer


Outra característica positiva dos sulforafanos é a capacidade de combater o aparecimento de câncer de próstata e de mama. Uma pesquisa demonstrou que a ingestão diária de brócolis acelerou a morte de células cancerígenas em ratos, evidenciando o poder da substância.

Outro vegetal que, embora não seja verde-escuro, é capaz de combater o desenvolvimento do câncer é o tomate. O licopeno, responsável pela cor vermelha do alimento e de algumas frutas como a melancia e a goiaba, impede o crescimento das células cancerígenas. Estudos apontaram menor incidência da doença em pessoas com alto índice de licopeno no sangue.

Comer bem ajuda não só a prevenir o aparecimento de doenças graves, como também auxilia no tratamento, cuidando do corpo de maneira geral. Embora esse assunto seja negligenciado por muitas pessoas, que acabam aderindo a uma dieta pobre em nutrientes no dia a dia, a comida saudável deve começar a fazer parte da rotina. 

Sabendo de todos os benefícios que esses vegetais proporcionam, fica mais fácil inseri-los de maneira consciente na dieta e fazer escolhas melhores para a sua alimentação.

Assim, se o seu objetivo é perder peso, invista no consumo desses alimentos, melhorando o funcionamento do organismo como um todo.

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