Cientistas se concentram em tratamentos contra o câncer usando CRISPR

A quimioterapia funciona a partir de uma premissa básica: matar todas as células que crescem rapidamente, em um esforço para eliminar as células do tumor. A tática, apesar de geralmente eficaz, tem várias vítimas fora do alvo, incluindo células que produzem pêlos e células que revestem o estômago.

Os cientistas tentaram contornar o problema criando drogas semelhantes a mísseis que se concentram especificamente nas células cancerígenas, poupando as células saudáveis.

Essas drogas semelhantes a mísseis, conhecidas como conjugados anticorpo-fármaco (ADCs), estão sendo trabalhadas há décadas, mas somente nos últimos anos chegaram a testes clínicos, disse-me Kimberly Tsui, estudante de graduação em genética.

Os avanços se devem, pelo menos em parte, a um melhor entendimento de como os CPMs funcionam: na superfície de todas as células estão proteínas que surgem - algumas dessas proteínas são encontradas apenas em células cancerígenas, tornando-as um alvo perfeito para o fornecimento de medicamentos sob medida. Os ADCs incluem uma molécula de transporte que identifica e prende essas proteínas específicas do câncer, transportando uma droga capaz de incapacitar a célula.

"Os CPMs estão mostrando muito potencial na clínica, mas há muita coisa que não entendemos sobre como eles realmente funcionam", disse Tsui. "Não sabemos o suficiente sobre como os ADCs são absorvidos pelas células, ou como a droga é traficada para diferentes compartimentos para finalmente matar a célula".

Agora, Tsui, Michael Bassik , PhD, professor assistente de genética, e uma equipe de pesquisadores estão usando a edição genética para entender melhor como os CPMs entregam seu golpe mortal às células cancerígenas.

Um estudo detalhando suas descobertas aparece na Nature Chemical Biology . Bassik é o autor principal. Tsui é o primeiro autor. O trabalho foi feito em colaboração com Carolyn Bertozzi , PhD, diretora do ChEM-H em Stanford.

Bassik e Tsui usaram a tecnologia de edição de genes CRISPR para descobrir quais genes ajudam os ADCs a entrar nas células cancerosas.

"Com nosso sistema de rastreamento CRISPR, podemos desligar um gene de cada vez para descobrir quais são importantes para a toxicidade do ADC", disse Tsui. Usando essa configuração, a equipe está tentando ver quais genes ajudam a intensificar o efeito tóxico ou, inversamente, inibem-no.

A ideia é entender melhor como o ADC interage com a célula tumoral e usar as informações para tornar o ADC ainda mais tóxico.

"No geral, começa com a biologia básica e compreende os genes que podem afetar a toxicidade do ADC", disse Tsui. Por exemplo, se um gene específico é "nocauteado" ou tornado incapaz de funcionar, e o ADC deixa de ser tóxico contra as células cancerosas, isso é um sinal de que o gene é necessário para que o ADC se torne ativo na célula. "Pode até ter implicações importantes para os potenciais mecanismos de resistência a ADC", disse ela.

Postar um comentário