Gases no Trato Digestivo, o que são e suas causas

O que são gases no trato digestivo?

Os gases no trato digestivo é criado a partir de:

  • Engolir ar
  • A decomposição de certos alimentos pelas bactérias presentes no cólon
Todo mundo tem gases. Pode ser desconfortável e embaraçoso, mas não é uma ameaça à vida. Os gases é eliminado por arrotos ou passagem pelo reto. A maioria das pessoas produz cerca de 1 a 4 litros de gás por dia e passa o gás cerca de 14 vezes por dia.

A maior parte dos gases é composta de vapores inodoros - dióxido de carbono, oxigênio, nitrogênio, hidrogênio e, às vezes, metano. Bactérias no intestino grosso liberam gases que contêm enxofre e produzem um odor desagradável de flatulência.

O que causa os gases no trato digestivo?

Os gases no trato digestivo vem de duas fontes:

Aerofagia (ar engolindo). Isso geralmente é causado por comer ou beber rapidamente, mascar chiclete, fumar ou usar próteses soltas.

Arrotar é a maneira como a maior parte do ar engolido deixa o estômago. O gás restante é parcialmente absorvido pelo intestino delgado e uma pequena quantidade entra no intestino grosso e é liberada pelo reto.

Divisão de certos alimentos não digeridos por bactérias inofensivas naturalmente presentes no intestino grosso (cólon) 

Alguns carboidratos (açúcar, amidos e fibras) não são digeridos ou absorvidos no intestino delgado devido à falta ou ausência de certas enzimas. O alimento não digerido ou não absorvido passa então para o intestino grosso, onde bactérias inofensivas e normais destroem a comida. Esse processo produz hidrogênio, dióxido de carbono e, em cerca de um terço de todas as pessoas, gases de metano, que são liberados pelo reto.

Alimentos que comumente causam gases


De acordo com o Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais, a maioria dos alimentos que contêm carboidratos pode causar gases, no entanto, gorduras e proteínas causam pouco gás. Alimentos que causam gás incluem o seguinte:
  • Rafinose. Um açúcar complexo encontrado em feijão, repolho, couve de Bruxelas, brócolis, aspargos, outros vegetais e grãos integrais.
  • Lactose. Um açúcar natural encontrado no leite e nos produtos lácteos, como queijo, sorvete e alimentos processados, como pão, cereais e molhos para salada. Gás depois de comer esses alimentos pode significar que você tem intolerância à lactose .
  • Frutose. Um açúcar encontrado em cebolas, alcachofras, pêras e trigo. A frutose também é usada como adoçante em alguns refrigerantes e bebidas de frutas.
  • Sorbitol. Um açúcar encontrado naturalmente em frutas, incluindo maçãs, peras, pêssegos e ameixas. O sorbitol também é usado como adoçante artificial em muitos alimentos dietéticos e balas e gomas sem açúcar.
  • Amidos A maioria dos amidos, incluindo batatas, milho, macarrão e trigo, produzem gás quando são decompostos no intestino grosso. (Arroz é o único amido que não causa gases.)
  • Fibra solúvel. Fibra que se dissolve facilmente na água e adquire uma textura suave e gelatinosa nos intestinos; é encontrado no farelo de aveia, feijão, ervilha e na maioria das frutas.
  • Fibra insolúvel . Fibra, como a encontrada no farelo de trigo e em alguns vegetais, que passa essencialmente inalterada pelos intestinos e produz pouco gás.


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