Álcool e sua saúde: benefícios com quantidades menores

Essa é a melhor maneira de descrever a relação entre álcool e saúde.

Vários estudos demonstraram benefícios para a saúde com quantidades menores de bebida. Mas se você beber muito álcool (especialmente em momentos inoportunos), pode haver danos significativos também. O modo como esses equilíbrios continuam sendo assunto de debate e controvérsia.

Embora seja fácil dizer "muito álcool é ruim para você" (e, em seguida, apontar a ladainha de danos causados ​​pelo álcool, como doenças do fígado e acidentes com veículos), é mais difícil responder a essas perguntas simples, mas importantes:
  • Quanto é demais?
  • Existe algum benefício para a saúde em relação a alguns bebedouros em comparação com nenhum ?
Estas são mais do que apenas questões interessantes para os pesquisadores estudarem. As respostas poderiam orientar recomendações de médicos, autoridades de saúde pública e formuladores de políticas em todo o mundo - e poderiam salvar milhões de vidas.

Mas até agora, as respostas variam dependendo do estudo. E talvez isso não seja tão surpreendente, uma vez que os métodos de estudo diferem amplamente. Por exemplo, a definição de “uma bebida” nos Estados Unidos é de 14 gramas de álcool, como encontrado em uma garrafa de 12 onças de cerveja, 5 onças de copo de vinho, ou copo de 1,5 onças de bebidas destiladas. Em outros países e em muitos estudos de pesquisa, uma definição diferente é usada.

Estudos recentes sobre álcool e saúde

Em junho de 2018, um estudo publicado na revista PLOS Medicine constatou que entre os adultos mais velhos, o consumo leve (na faixa de um a quatro drinques por semana) estava associado a um risco ligeiramente menor de morte comparado ao consumo zero.

Em agosto de 2018, dois estudos maiores examinaram o impacto do álcool. O primeiro, publicado no The Lancet , incluía apenas pessoas que bebiam pelo menos um pouco de álcool. Concluiu que as recomendações comuns sobre o consumo “moderado” (uma dose por dia ou menos para as mulheres e duas doses por dia ou menos para os homens) podem ser demais.

O segundo estudo, também publicado no The Lancet , foi ainda maior. Ele examinou dados de centenas de estudos e outras fontes (incluindo vendas de álcool, consumo de bebidas alcoólicas em casa e até mesmo estimativas de consumo turístico) em 195 localidades. E analisou o impacto geral na saúde relacionado ao consumo de álcool, incluindo morte e incapacidade devido a acidentes automobilísticos, doenças infecciosas, câncer e doenças 
cardiovasculares. 

Concluiu que a melhor opção para a saúde geral era não beber nada. É digno de nota que a definição de “uma bebida” neste estudo foi de 10 gramas de álcool - que é 30% menor que uma bebida padrão nos EUA, mas 25% mais que uma bebida padrão no Reino Unido.

Fonte: HHP


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