Intestino saudável, coração saudável?

Como os trilhões de bactérias no trato intestinal desempenham um papel na sua saúde cardiovascular.


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Se você perguntar à maioria dos médicos especialistas sobre as tendências mais quentes da pesquisa em saúde, é provável que eles mencionem o microbioma. O termo refere-se aos trilhões de micróbios que vivem dentro de nossos corpos, conhecidos como microbiota humana. A grande maioria dessas bactérias, vírus e fungos habita profundamente os intestinos. Esses micróbios ajudam na digestão, produzem certos nutrientes e liberam substâncias com efeitos na saúde de amplo alcance.
"Há uma interação complexa entre os micróbios em nossos intestinos e a maioria dos sistemas em nossos corpos, incluindo os sistemas vascular, nervoso, endócrino e imunológico. Todas essas relações são altamente relevantes para a saúde cardiovascular", diz o Dr. JoAnn Manson, professor de medicina na Harvard Medical School e chefe de medicina preventiva no Brigham and Women's Hospital.

Metabólitos micróbio

Como seria de esperar, o que comemos desempenha um papel importante na composição da nossa microbiota intestinal. E estamos aprendendo mais sobre como as substâncias que produzem micróbios (chamados metabólitos) influenciam nosso risco para muitas doenças crônicas, incluindo diabetes, doenças cardíacas e câncer, diz o Dr. Manson.
Um dos mais conhecidos destes metabólitos intestinais, chamado trimetilamina (TMA), se forma quando os micróbios do intestino se alimentam de colina, um nutriente encontrado na carne vermelha, peixe, aves e ovos. No fígado, a TMA é convertida em N-óxido de trimetilamina (TMAO), uma substância fortemente relacionada com a formação de placa obstrutiva da artéria (aterosclerose). Um estudo de 2017 publicado no Journal of the American Heart Association pelo Dr. Manson e seus colegas reuniram resultados de 19 estudos que analisaram a conexão entre os níveis sanguíneos de TMAO e problemas cardiovasculares graves (principalmente ataques cardíacos e derrames).
Pessoas com os maiores níveis de TMAO foram 62% mais propensos a ter problemas cardiovasculares graves do que aqueles com os níveis mais baixos. Altos níveis de TMAO também foram associados a taxas de mortalidade mais altas. Além disso, essas conexões eram independentes dos fatores de risco tradicionais, como diabetes, obesidade e problemas renais. Isto sugere que o TMAO pode ser um novo alvo para estratégias de prevenção ou tratamento.
Os metabólitos microbianos do intestino também são conhecidos por influenciar outros fatores intimamente ligados ao risco cardiovascular, como diabetes, pressão alta e inflamação. Por exemplo, uma dieta rica em fibras pode estimular o crescimento de bactérias intestinais que produzem ácidos graxos de cadeia curta. Um intestino que inclui esses micróbios parece ajudar as pessoas com diabetes a controlar melhor o açúcar no sangue e o peso corporal, de acordo com um pequeno estudo.

Benefícios da pressão arterial

Ácidos graxos de cadeia curta, que são feitos quase exclusivamente no intestino, também parecem desempenhar um papel na regulação da pressão arterial. Estudos em ratos sugerem que estas gorduras estão envolvidas na dilatação e constrição dos vasos sanguíneos. Esta observação é uma das muitas descritas em um relatório sobre o papel da microbiota na regulação da pressão arterial publicado na edição de setembro de 2017 da Hypertension .
Outras descobertas preliminares discutidas na revisão incluem
  • quão altos os níveis dietéticos de sódio alteram a composição das populações de micróbios do intestino
  • como as toxinas liberadas dos micróbios podem influenciar a função renal, um ator importante na regulação da pressão arterial
  • como micróbios que vivem na boca interagem com nitratos de vegetais para formar nitritos e óxido nítrico, o que relaxa os vasos sanguíneos.
Mas todo o campo ainda está em sua infância, diz o Dr. Manson. Evidências crescentes sugerem que os hábitos alimentares que são úteis para prevenir doenças cardíacas (como evitar carne vermelha, limitar o consumo de sal e ingerir muitos vegetais ricos em fibras e grãos integrais) também têm efeitos favoráveis ​​no microbioma intestinal.

A promessa dos probióticos

E os probióticos, as bactérias vivas encontradas no iogurte, outros alimentos fermentados e suplementos alimentares? Enquanto eles potencialmente melhoram a diarréia causada por infecções ou antibióticos e podem aliviar os sintomas da síndrome do intestino irritável, até agora a evidência de qualquer benefício definitivo é limitada.
É muito cedo para recomendar probióticos rotineiramente para prevenir ou tratar a maioria das doenças crônicas, diz o Dr. Manson. "Muitas vezes não sabemos se os probióticos estão realmente chegando ao lugar certo e mudando a flora microbiana", diz ela. Mas não deve demorar muito para entendermos mais sobre esse assunto. O Dr. Manson e outros pesquisadores em todo o país receberam grandes doações dos Institutos Nacionais de Saúde para estudar a metabolômica para prever o risco de doenças cardiovasculares e diabetes. Metabolômica - o estudo de metabólitos - tem sido chamado de elo perdido que conecta o microbioma com a saúde humana.

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