Seu travesseiro está prejudicando sua saúde?


Ele podem ajudar ou ferir, dependendo da sua firmeza e posição de dormir.


longe de promessas milagrosas
Você provavelmente conhece alguém que não sai de casa sem um travesseiro especial, alegando que um tipo particular de espuma ou de penas é a chave para uma boa noite de sono. E essa pessoa pode estar em algo. "Qualquer coisa que o torne mais confortável aumentará a probabilidade de uma boa noite de sono", diz Lawrence Epstein, especialista em sono do Brigham and Women's Hospital, afiliado a Harvard.

Mas os benefícios dos travesseiros não vão muito além do conforto e do posicionamento. Às vezes as almofadas até prejudicam sua saúde.

Travesseiros e dor


"Se o seu pescoço for curvado de alguma forma por um período prolongado, você ficará desconfortável", explica Matthew O'Rourke, fisioterapeuta do Spaulding Rehabilitation Hospital. Ele diz que um travesseiro que é muito mole ou muito firme, muitas vezes leva a dor no pescoço.

Por exemplo, se você dorme de lado com um travesseiro macio que não fornece apoio suficiente sob o pescoço, sua cabeça deve se estender para os lados para encontrar o travesseiro. Se você dorme de bruços - uma posição que hiperestende o pescoço para trás -, o uso de um travesseiro firme empurra a cabeça para trás ainda mais. "Se você está de barriga para baixo com a cabeça para o lado, você está dormindo em uma posição de rotação completa, e isso pode se tornar doloroso", diz O'Rourke.

Da mesma forma, dormir de costas com apoio firme demais empurra o pescoço muito para frente.

Travesseiros podem descarrilar CPAP


Para pessoas que têm apnéia do sono - uma condição na qual você para de respirar periodicamente durante o sono - as almofadas podem interferir no tratamento da pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP). O tratamento mantém suas vias aéreas abertas por meio de um dispositivo de cabeceira que empurra o ar através de uma máscara que você usa enquanto você dorme. "Se você dorme lateralmente, o travesseiro pode arrancar a máscara", diz o Dr. Epstein.

Privação de sono


Perder o sono por ser desconfortável à noite tem consequências. Seu corpo tem menos tempo para crescimento muscular, reparação de tecidos e outras funções importantes que ocorrem durante o sono.

A privação do sono pode afetar o humor, as habilidades de raciocínio e o apetite. A privação crônica do sono aumenta o risco de quedas, obesidade, diabetes, pressão alta e doenças cardíacas.

Do lado positivo


Travesseiros especiais podem ajudar a evitar alguns problemas, como sintomas de azia. 

"Entre as mudanças de estilo de vida, elevar a cabeça a 30 graus pode ser eficaz. Tive sucesso com pacientes usando um travesseiro de cunha", diz o Dr. James Mojica, diretor do laboratório de sono do Spaulding Rehabilitation Hospital, afiliado a Harvard.

Dormir com a parte superior do corpo elevada em um ângulo também pode reduzir os sintomas dos problemas sinusais e pode prevenir recaídas da vertigem posicional paroxística benigna - uma condição na qual minúsculos cristais na orelha interna se desalojam e causam extrema tontura.

Travesseiros especialmente projetados podem ajudar as pessoas a manter suas máscaras de CPAP. "Eles têm recortes em que a máscara se encaixa para que não sejam retirados", explica Epstein.

QI de travesseiro


Encontrar o travesseiro certo é uma questão de preferência pessoal. Você tem muitas opções na era da alta tecnologia de hoje: materiais que se adaptam à sua forma (espuma de memória), mantêm-no fresco, removem a umidade ou repelem mofo e ácaros (o que pode ajudar os alérgicos). Alguns travesseiros até rastreiam seus hábitos de sono e o acordam com música (estes podem ser caros, nas centenas de dólares).

Materiais tradicionais também são populares. Travesseiros feitos de penas e plumas estão de acordo com a sua forma e repelem ácaros, mas podem ser quentes e caros. 

Travesseiros feitas de algodão, lã ou algodão sintético são menos caras, mas fazem um 
clima mais atraente para os ácaros.

Mantenha a firmeza em mente. Os dormentes laterais precisam de um travesseiro firme para apoio, formatos retangulares com painéis laterais podem ajudar; eles são mais altos que travesseiros padrão. 

Dormentes nas costas e no estômago podem usar modelos finos e macios. O objetivo é uma posição confortável que o ajudará a dormir. "Tente colocar a coluna em uma posição relativamente reta. Mas a receita de todos será um pouco diferente", diz Matthew O'Rourke, fisioterapeuta do Spaulding Rehabilitation Hospital.


Cuidado com as promessas de travesseiro


Ajustar sua posição de dormir pode ajudar a evitar sintomas, mas não elimina problemas de saúde como a síndrome das pernas inquietas ou a apnéia do sono - embora alguns travesseiros sejam comercializados como soluções para o ronco e distúrbios do sono. A única maneira de abordar os distúrbios do sono, dizem os dois médicos, é conversar com seu médico e obter um diagnóstico e tratamento adequados.

Fonte: HHP

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