A culpa por emoções negativas

Aceitar é a solução
Um estudo no Jornal de Personalidade e Psicologia Social de julho de 2017 analisou a saúde psicológica das pessoas que aceitam, ao invés de julgar negativamente, suas experiências emocionais. Os pesquisadores descobriram que aceitar essas experiências levou a menos emoções negativas quando confrontadas com estressores diários.
O artigo relatou três estudos separados, mas relacionados, que exploraram como aceitar emoções negativas, ao invés de reagir a elas, afeta a saúde psicológica de uma pessoa.
O primeiro estudo teve como objetivo ver se a aceitação de emoções estava associada a maior saúde psicológica e se essa associação foi moderada por várias variáveis ​​demográficas. Estudantes de graduação na Universidade da Califórnia em Berkeley completaram avaliações para avaliar aceitação, nível de estresse e saúde psicológica. 
Os pesquisadores descobriram que aceitar experiências de saúde mental foi associado a uma maior saúde psicológica em diversas variáveis ​​demográficas, incluindo gênero, etnia e status socioeconômico. Além disso, os resultados indicaram que os benefícios para a saúde psicológica foram associados à aceitação das emoções associadas a um evento negativo, ao invés da situação que provocou essas emoções.
No segundo estudo, os autores examinaram uma possível explicação de como a tendência de aceitar emoções negativas está relacionada à saúde psicológica. Eles exploraram se a aceitação das experiências mentais ajuda a diminuir as emoções negativas ao enfrentar estressores. Uma redução consistente das emoções negativas deve, com o tempo, melhorar a saúde psicológica geral.
Mais uma vez, um grupo de graduados completou questionários relacionados à aceitação e às suas respostas emocionais a uma tarefa estressante concluída no laboratório. Os resultados indicaram que, ao aceitar habitualmente emoções e pensamentos, as pessoas experimentaram um menor grau de emoção negativa quando em situações estressantes.
Finalmente, os autores queriam ver se esses resultados eram necessários para pessoas que não eram estudantes universitários. Eles seguiram pessoas em uma comunidade de Denver por um período de seis meses. Esses voluntários de estudo completaram medidas de aceitação, saúde psicológica e estresse, e mantiveram diários noturnos durante duas semanas identificando o grau de emoção negativa sentida ao experimentar estressores naquele dia.
Os resultados indicaram que as pessoas que habitualmente aceitam suas experiências emocionais eram mais propensas a reportar maior saúde psicológica seis meses depois. Isso era verdade, independentemente de gênero, etnia ou status socioeconômico. 
Além disso, as pessoas que aceitaram essas emoções eram menos propensas a responder negativamente aos estressores. Ou seja, as pessoas que rotineiramente aceitam suas emoções e pensamentos quando sob estresse, experimentam menos emoção negativa diária durante esses tempos. Isso, por sua vez, está associado ao aumento da saúde psicológica seis meses depois.
Em conjunto, esses três estudos destacam os benefícios de aceitar emoções e pensamentos, em vez de julgá-los, na saúde psicológica. Parece um senso comum. Quando uma situação estressante causa emoções negativas, aceitando sentimentos de frustração ou aborrecimento - ao invés de tentar fingir que não está chateado, ou bater-se para se sentir assim - reduz a culpa e a auto-imagem negativa. 
Ao longo do tempo, isso irá, por sua vez, levar ao aumento da saúde psicológica.
Fonte: HHP
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