A relação entre seu cérebro, o chocolate e a inteligência

inteligência
Você sabia que os lugares onde o consumo de chocolate é mais alto são os beneficiários do Prêmio Nobel? É verdade, pelo menos de acordo com um estudo de 2012 publicado no New England Journal of Medicine

Claro, isso poderia ser uma coincidência. Mas é possível que a inteligência ou outras medidas da função cerebral elevada sejam realmente melhoradas pelo consumo de chocolate? Uma nova revisão resume as evidências e conclui com um rotundo "talvez".

Mantendo seu cérebro saudável

Quando se trata de preservar e melhorar a função cerebral, vamos enfrentá-lo: precisamos de toda a ajuda que podemos obter. Com a idade, as doenças que causam demência, como acidente vascular cerebral, doença de Alzheimer e doença de Parkinson, tornam-se mais comuns. E como temos um envelhecimento da população, as previsões são que a demência se tornará muito mais comum no futuro próximo. No entanto, apesar de décadas de pesquisa, não há tratamentos altamente efetivos para a demência.

Quanto às medidas preventivas, as melhores recomendações são aquelas que o seu médico faria de qualquer maneira, como o exercício regular, a escolha de uma dieta saudável, a manutenção de uma pressão arterial normal, a não fumar e a beber apenas com moderação.

"Exercício do cérebro" (como problemas de matemática ou jogos de palavras desafiadores) e uma variedade de suplementos não são comprovados para preservação a longo prazo da função cerebral ou prevenção de declínio cognitivo. 

Enquanto alguns estudos sugerem que os antioxidantes, o óleo de peixe, os estimulantes como a cafeína ou outros alimentos específicos podem ajudar a melhorar a função cerebral ou prevenir a demência, esses benefícios são difíceis de provar e os estudos não foram conclusivos na melhor das hipóteses.

Qual é a colher de chocolate e do cérebro?


Uma nova revisão publicada na edição de maio de 2017 da Frontiers in Nutrition analisou a evidência até hoje de que os flavanóis (encontrados em chocolate escuro e cacau, entre outros alimentos) podem beneficiar a função cerebral humana. Os flavanóis são uma forma de flavonoides, substâncias baseadas em plantas que possuem efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes. Aqui está uma amostra das descobertas:

O consumo de curto prazo pode ser útil. Por exemplo, um estudo de 2011 de adultos jovens descobriu que duas horas depois de consumir chocolate escuro (com alto teor de flavanol), a memória e tempo de reação foram melhores do que aqueles que consomem chocolate branco (com baixo teor de flavanol). No entanto, outros estudos similares não mostraram nenhum benefício.

O consumo a longo prazo pode ser útil. Um estudo de 2014 descobriu que, entre os adultos de 50 a 69 anos, os que tomavam um suplemento de cacau com alto teor de flavanol durante três meses apresentaram melhor desempenho em testes de memória do que os que foram designados para tomar um suplemento de cacau de baixo flavanol.

Vários estudos demonstraram evidências de melhora do fluxo sanguíneo cerebral, níveis de oxigênio ou função nervosa, conforme medido por testes de imagem ou testes de atividade elétrica no cérebro após o consumo de bebidas de cacau. Mas, como essas mudanças não foram rotineiramente associadas ao desempenho aprimorado em tarefas cognitivas, é difícil conectar os resultados diretamente a uma melhor função cerebral.

Em última análise, os autores sugerem que, embora essas descobertas sejam encorajadoras e intrigantes, é necessário mais pesquisa, especialmente porque a maioria dos estudos até agora tem sido pequena e muitos não conseguiram eliminar a possibilidade de um efeito placebo. Além disso, esses estudos não podem explicar muitas outras variáveis ​​que podem afetar a função cerebral (como problemas médicos, função cognitiva na linha de base ou uso de medicamentos).

Onde mais você pode encontrar flavanols?


Chocolate escuro e cacau não são os únicos alimentos que contêm flavanóis. Muitas frutas e vegetais são ricos em flavanóis, incluindo maçãs, uvas vermelhas, brócolis, tomates cerejas, feijão, couves e cebolas. Talvez não seja coincidência que uma dieta saudável seja tipicamente alta em frutas e vegetais e, como resultado, também possui alto teor de flavanol. 

No entanto, estudos que examinam a relação entre frutas e vegetais específicos, consumo de flavanol e função cerebral ainda não foram realizados.

A linha inferior


Conforme observado nesta pesquisa, nem todo o chocolate é o mesmo. O chocolate escuro e o cacau têm altos níveis de flavanol, enquanto o chocolate com leite e o chocolate branco têm níveis muito mais baixos. Além disso, muitos tipos de chocolate são altos em açúcar, gorduras e calorias. Então, mesmo que o chocolate escuro seja bom para o cérebro, é improvável que os médicos recomendem um bar Godiva por dia.

Conheço muitas pessoas que estão mais do que dispostas a aceitar qualquer sugestão de que o chocolate é saudável (apenas para justificar o alto consumo de chocolate). Mas, levará mais do que a evidência que temos agora para me convencer de que o chocolate ou os flavanóis podem realmente preservar ou melhorar a função cerebral. 

E é possível que muito possa causar mais danos do que bem. E sobre essa conexão entre vencedores do Prêmio Nobel e países com maior consumo de chocolate? Não consigo comprová-lo, mas duvido que você aumentará suas chances de ganhar um Prêmio Nobel aumentando sua ingestão de chocolate.

Fonte: HHP
Tecnologia do Blogger.