Dieta nórdica, comer saudável e ecologicamente correto

Se você nunca ouviu falar da dieta nórdica, você pode imaginar uma placa dessas almôndegas suecas, iguais a foto que acompanha este artigo.  Mas, na verdade, este estilo de comer centra-se na tarefa mais saudável, incluindo a abundância de alimentos à base de plantas que nutricionistas sempre nos encorajam a comer. E, embora os dados sejam limitados até agora, vários estudos sugerem seguir um padrão alimentar nórdico pode promover a perda de peso e pressão arterial mais baixa.

Como o nome sugere, a dieta nórdica apresenta alimentos que são de origem local ou consumidos na Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia tradicionalmente.Desenvolvido em colaboração com o aclamado restaurante gourmet Copenhagen NOMA, a dieta enfatiza o uso de saudável de comidas regionais sazonais. (Ele não representam, necessariamente, como a maioria dos escandinavos alimentam-se em uma base diária, no entanto.)

"A dieta nórdica é um padrão alimentar saudável, que partilha muitos elementos com a dieta mediterrânea," diz o Dr. Frank Hu, professor de nutrição da Harvard TH Chan Escola de Saúde Pública. 

A dieta mediterrânea - amplamente considerado o melhor padrão alimentar para prevenção de doenças cardíacas - também enfatiza alimentos de origem vegetal. Ambas as dietas incluem quantidades moderadas de peixe, ovos, e pequenas quantidades de produtos lácteos, mas limite alimentos processados, doces e carne vermelha.

Embora a dieta mediterrânea inclui o azeite, a dieta nórdica favorece óleo de colza (também conhecido por óleo de canola). Como o óleo de oliva, óleo de canola é alta em gordura monoinsaturado saudável. Mas também contém um pouco de ácido alfa-linolénico, um ácido omega-3 vegetal à base de plantas semelhantes aos omega-3 ácidos graxos encontrados em peixes. 

Claro, peixe gordo - a mais rica fonte alimentar de ômega-3 - desempenha um papel na dietas mediterrânicas e nórdica (experimente para duas a três porções por semana).

A dieta nórdica também enfatiza carboidratos de alta qualidade: cereais, bolachas e pães feitos com cevada de grãos integrais, aveia, e centeio. 

Os americanos podem estar familiarizado com crispbreads suecos da marca  Wasa, a maioria dos quais são feitos com grãos integrais. Na Dinamarca, um pão fermentado denso, escuro chamada rugbrød é popular. Estes alimentos de grãos integrais fornecem uma riqueza de nutrientes protetores do coração, incluindo fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes.

Comer lotes de bagas é outro aspecto único da dieta nórdica que podem ser responsáveis ​​por alguns dos seus benefícios para a saúde. Uma pesquisa feita por cientistas de Harvard indicou que comer quantidades abundantes de bagas (sementes) (como amoras e morangos) contribui para menor ganho de peso e um menor risco de ter um ataque cardíaco. Berries são excelentes fontes de plantas com produtos químicos conhecidos como antocianinas, que parecem reduzir a pressão arterial e fazer vasos sanguíneos mais flexíveis.

A dieta nórdica oferece um bônus adicional: é ambientalmente amigável. Por um lado, as dietas à base de plantas usar menos recursos naturais (como os combustíveis fósseis e água) e criar menos poluição do que dietas à base de carne. Além disso, comer alimentos produzidos localmente também reduz o consumo de energia e desperdício de alimentos, diz o Dr. Hu. 

E enquanto a dieta nórdica faz sentido para aqueles que vivem no Norte da Europa, pessoas em toda parte pode aplicar esses mesmos princípios para a sua dieta, não importa onde eles vivem. 

Enquanto a dieta nórdica não é comprovada para prevenir doenças cardíacas na mesma medida como a dieta mediterrânea, é claramente um passo acima da dieta média americana, que processou muita comida e carne para ser considerado bom para o coração. 

"As pessoas que realmente gostam de frutas, pão de centeio, canola e óleo deve ir em frente e desfrutar de uma dieta de estilo nórdico em vez de esperar 10 anos para obter mais provas", diz Dr. Hu.

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