Câncer

Medicina

Um exame de sangue de rotina para o câncer seria fantástico

uma nova fronteira?
Um novo exame de sangue que poderia "ajudar a detectar oito tipos de câncer comuns antes de se espalhar" é uma grande notícia hoje.


Há muita emoção em torno do estudo , publicado na Science, que trouxe as manchetes. E com razão. Isso marca um próximo passo importante para os cientistas que trabalham em exames de sangue para câncer.

Mas alguns detalhes importantes foram ignorados na discussão nas notícias.

A primeira coisa a saber é que este teste experimental está longe de ser usado para diagnosticar câncer. Como alguns especialistas disseram , é "promissor, mas com várias ressalvas e uma quantidade significativa de pesquisa adicional é necessária" .

E isso porque o uso de um exame de sangue para confirmar que as pessoas com câncer têm câncer é muito diferente de usar esse mesmo teste para detectar as primeiras dicas de câncer em pessoas saudáveis.

O que é emocionante sobre um exame de sangue de câncer?


Encontrar um exame de sangue preciso para o câncer é o "Santo Graal" para muitos pesquisadores. Tirar sangue é muito mais rápido, mais barato e menos invasivo do que outros testes.

As células cancerosas são diferentes das células normais de muitas maneiras - elas têm mudanças em seu DNA e fazem diferentes moléculas. E, em alguns casos, as células cancerosas lançam esses fragmentos de DNA errado e moléculas defeituosas na corrente sanguínea de um paciente, teoricamente deixando-os flutuando para detecção por meio de um exame de sangue.

Mas até agora, encontrar os pedaços certos de DNA ou moléculas a serem procuradas parece ser complicado. É difícil encontrar um marcador suficientemente sensível - o que significa que ele encontra câncer sempre - e preciso o suficiente - o que significa que não "encontra" câncer quando não está lá.

Desenvolver um teste que funcionou significaria que os pacientes poderiam ser diagnosticados rapidamente, potencialmente poupar-lhes ansiedade quando eles não têm câncer e acelerando o tratamento quando eles têm câncer.

E pode ajudar a encontrar câncer mais cedo quando é provável que sejam mais fáceis de tratar.

Então, enquanto esta pesquisa é um passo importante na direção certa, ainda não é o artigo acabado.

Como o professor Paul Pharoah, especialista em câncer da Universidade de Cambridge, disse: "continua a ser uma tecnologia promissora, mas ainda assim precisa ser comprovada".

Anvisa proíbe cigarro em expositores luminosos e perto de doces

Regras mais rigidas para o cigarro
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira (16/01) regras mais rígidas para exposição de tabaco e derivados em pontos de venda. A medida determina que expositores fiquem apenas na parte interna dos estabelecimentos – o mais distante possível de doces e brinquedos.

A decisão da agência proíbe uso de painéis com luz, som ou movimento, assim como aumenta a área destinada a advertências sobre os riscos de fumar. As novas regras devem afastar os cigarros dos balcões e caixas do comércio, onde doces e brinquedos costumam ficar à mostra. Também fica proibido: 
  • Condicionar a venda de produtos à compra de tabaco ou derivados; 
  • Venda pela internet de produtos fumígenos; 
  • Distribuição de brindes ou amostras grátis. 
As novas regras foram aprovadas por unanimidade. Relator da proposta, Fernando Mendes afirmou em seu voto que a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 335/2003, que trata de comércio e exposição de tabaco e derivados, devia ser adequada à Lei nº 12.546/2011. A legislação proíbe a propaganda de produto fumígeno e libera apenas a exposição nos locais de vendas.

Prazos

A disposição gráfica dos expositores deve ser alterada até 25 de maio de 2019. Tabaco e derivados devem ser isolados de produtos infantis até 25 de maio de 2020.

Fonte: Jota

As gorduras são tão ruins?

fazem bem a saúde
Durante anos, a gordura era uma palavra suja no mundo da dieta. Após a Segunda Guerra Mundial, grandes estudos estabeleceram vínculos entre gorduras saturadas e doenças cardíacas. 

A maioria dos especialistas em dieta aconselhou as pessoas a reduzir a ingestão de gordura, não só por causa da conexão do coração, mas também porque a gordura tem mais calorias por grama do que proteína ou carboidrato e foi assumido como contribuindo mais para o ganho de peso. 

Muitas pessoas o fizeram, mas muitas vezes substituíram as calorias perdidas com grandes quantidades de carboidratos - principalmente carboidratos refinados. Eles também pararam de comer gorduras saudáveis, como óleos de azeite e canola. Em vez de nos ajudar a diminuir, o declínio no consumo de gordura foi acompanhado por maiores taxas de sobrepeso e obesidade.


O que deu errado? Na medida em que a mensagem "tudo é gordura é ruim" estava errada. 

Os alimentos que contêm gordura ajudam a preenchê-lo, então você pára de comer mais cedo. Mais importante, nem todas as gorduras são iguais. A gordura saturada, encontrada principalmente em carne e produtos lácteos, contribui para artérias entupidas e doenças cardiovasculares. 

Mas as gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, encontradas em plantas e óleos saudáveis, realmente protegem sua saúde, melhorando seu perfil de colesterol. A gordura tem pouco efeito direto nos níveis de açúcar no sangue. É uma importante fonte de energia para o seu corpo e ajuda a absorver certas vitaminas e nutrientes.

Outro tipo de gordura necessária para uma variedade de funções fisiológicas vitais é a família de gorduras insaturadas ômega-3. Seu corpo não pode fazer isso por conta própria; Deve tirá-los da comida. Omega-3s pode ajudar a prevenir doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais. 

Há evidências emergentes de que os omega-3 também podem ajudar as células beta no pâncreas a melhorar sua produção de insulina. Boas fontes de ômega-3 incluem peixes gordurosos, como salmão, atum, sardinha e cavala. As sementes de linhaça, as nozes, o germe de trigo, o óleo de canola, o óleo de soja não hidrogenado e o óleo de linhaça também são ricos em omega-3.

As gorduras trans são as piores gorduras para sua saúde. Essas gorduras são feitas quando o hidrogênio é adicionado a gorduras insaturadas saudáveis ​​para solidificá-las e torná-las menos propensas a estragar. As gorduras trans aumentam o colesterol LDL nocivo, reduzem o colesterol HDL benéfico, aumentam a inflamação e tornam o sangue mais provável de coagular. 

Para evitá-los, procure produtos que tenham um zero na linha "trans-gordura" na caixa Nutrição. A FDA decidiu que os óleos "parcialmente hidrogenados", a principal fonte de gorduras trans no suprimento de alimentos americanos, não são mais "geralmente reconhecidos como seguros" e que as empresas de alimentos devem parar de usá-los até 2018. Até então, é uma boa idéia para ficar longe de alimentos que listam óleos "parcialmente hidrogenados" em suas listas de ingredientes.

As diretrizes dietéticas atuais para os americanos recomendam que os adultos recebam 20% a 35% de suas calorias diárias de gordura e limitem a gordura saturada a menos de 10% das calorias diárias. 

A Associação Americana de Diabetes, ao mesmo tempo em que apoia as Diretrizes Dietéticas, recuou para dar esse tipo de orientação específica, dizendo que não há muita evidência por trás desses números. Sempre que possível, escolha gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas saudáveis ​​sobre gorduras trans não saudáveis ​​e gorduras saturadas.


Dieta e nível de colesterol no sangue


Há alguma evidência de que o alimento tenha um maior efeito sobre o nível de colesterol LDL nocivo em pessoas com diabetes do que em outras pessoas. Por esse motivo, é especialmente importante fazer escolhas alimentares que não aumentarão seu LDL.

Comece limitando a quantidade de gorduras trans e saturadas que você come, já que seu corpo usa essas gorduras como blocos de construção para produzir colesterol. Os cortes de carne vermelha com maior teor de gordura são elevados em gorduras saturadas, assim como alguns produtos lácteos, como queijo, manteiga e sorvete. 

Evite as gorduras trans, lendo os rótulos dos alimentos e evitando alimentos fritos ao comer fora. As gorduras para cozinhar que contêm gorduras trans são óleos de fritura comercial, óleos vegetais parcialmente hidrogenados, encurtamento vegetal, margarina, encurtamento de grelhas e ghee vegetal, uma gordura comumente usada para cozinhar comida indiana. Tipos de óleos que são preferíveis para fritar incluem o óleo de canola, soja, girassol e azeite.

Reduzir os alimentos que contêm altas quantidades de colesterol - como fígado, gemas de ovos, lulas, camarões e alguns produtos de carne e lácteos - também podem ajudar a manter seu nível de colesterol sob controle, embora, para a maioria das pessoas, os alimentos ricos em colesterol tenham apenas um efeito menor nos níveis de colesterol no sangue.

A mudança de grãos refinados e alimentos feitos deles (como arroz branco e pão branco) para grãos integrais e alimentos feitos deles também podem melhorar os níveis de colesterol.

Fonte: HHP

Como uma meditação curta pode ajudar as pessoas a beber menos

bebida
Apenas 11 minutos de treinamento de atenção plena podem ajudar os grandes bebedores a reduzir o álcool, de acordo com novas pesquisas no International Journal of Neuropsychopharmacology . As pessoas do estudo que escutaram gravações de áudio curtas bebiam cerca de três cervejas menos que o habitual durante a semana seguinte, enquanto as de um grupo de controle não alteraram seus hábitos de consumo.


A prática da atenção plena consiste em focar o que está acontecendo no momento presente. Ao contrário de outras estratégias às vezes usadas para combater comportamentos ou adições pouco saudáveis ​​- que muitas vezes se esforçam para reduzir os cravings ou ensinar as pessoas a ignorá-los - a atenção plena encoraja os profissionais a reconhecer tais desejos e responder com intenção.

Como o tabagismo afeta seu corpo, reprodução e fertilidade

como afeta seu corpo
Fumar é a maior causa de óbitos evitáveis ​​na Inglaterra, representando mais de 80 mil mortes por ano. Um fumante em dois morrerá de uma doença relacionada ao tabagismo.

Se você pudesse ver o dano, você pararia.

Reprodução e fertilidade


Fumar pode causar impotência masculina, pois danifica os vasos sanguíneos que fornecem sangue ao pênis. Também pode danificar o esperma, reduzir a contagem de esperma e causar câncer testicular. Até 120.000 homens do Reino Unido em seus 20s e 30 são impotentes como resultado direto do tabagismo, e os homens que fumam têm menor contagem de esperma do que aqueles que não são fumantes.

Para as mulheres, fumar pode reduzir a fertilidade. Um estudo descobriu que os fumantes eram mais de três vezes mais propensos que os não fumantes a terem levado mais de um ano para conceber. O estudo estimou que a fertilidade das mulheres fumantes era 72% a dos não fumantes.

Fumar também aumenta seu risco de câncer cervical. As pessoas que fumam são menos capazes de se livrar da infecção por HPV do organismo, que pode se transformar em câncer.

Fumar enquanto está grávida pode levar ao aborto espontâneo, nascimento prematuro, nascimento fetal e doença, e aumenta o risco de morte do berço em pelo menos 25%.


Fonte: NHS

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